sábado, 20 de junho de 2009

IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS

A Escola Municipal Shirley Regina Malta das Chagas, situada em Ribeirão das Neves, é uma escola que atende ao Ensino Fundamental/5, nos períodos da manhã e da tarde, e atende ao programa de ensino E.J.A., no período da noite.

Acompanhei 2 das turmas da 4ª série do Ensino Fundamental/9, da parte da manhã, que tinham como professoras Karla e Beth.

As professoras não possuem graduação em Educação Física, e nem a escola possui esse tipo de profissional. Portanto, meu estágio foi acompanhado pela pedagoga responsável, Bárbara, e pela diretora, Maria Josina.

As aulas de Educação Física eram constituídas, basicamente, de jogos de queimada e futebol. Algumas das vezes as professoras também implantaram a corda para que pudessem pular ou deixaram que as crianças ficassem livres para fazerem o que quisessem.

Ao que se pode perceber, provavelmente mesmo pela falta de conhecimento teórico sobre as aulas de Educação Física por parte das professoras, a Educação Física não é vista como uma área pedagógica, que necessita de uma transmissão e produção de conhecimento entre aluno e professor, como nos foi apresentado pelo professor Admir em suas aulas, baseado nas teorias de Bracht. Para as professoras, a Educação Física é mais um horário livre do que uma aula pedagógica fundamentada.

Acredito que o que falte para a Educação Física escolar seja um entendimento e reconhecimento do corpo docente de que a Educação Física é uma disciplina como qualquer outra, que deve basear-se em aspectos pedagógicos e ter um plano de ensino construído com seriedade e baseado em teorias sólidas a fim de atingir-se uma boa prática , podendo proporcionar aos alunos uma vivência e aprendizado significativos de consciência corporal e moral.

Devemos estar atentos ao fato de que os professores de Educação Física são parte importante e fundamental da formação dos alunos enquanto sujeitos sociais e de opinião. A prática corporal, em si, não é o suficiente. É necessária uma prática corporal consciente, utilizando-se da cultura corporal de movimento, para a formação integral de um ser humano.

É interessante ressaltar que ao final do semestre foi nomeada uma professora de Educação Física para o colégio, porém não cheguei a observar nenhuma de suas aulas, pois meu período de estágio já havia se cumprido.

O que me deixa mais feliz é o fato de que as crianças adoraram as aulas que foram dirigidas por mim.
No último dia 18, quando fui levar a diretora o restante dos documentos que tinha que assinar, as meninas da turma da professora Beth estavam sem fazer nada na aula, pois a professora de Educação Física não havia ido e não havia bola disponível. Quando me viram no protão, logo vieram correndo ao meu encontro pedindo que eu desse alguma atividade para elas. Não teve jeito, tive que aplicar algumas atividades para elas! Como isso me trouxe satisfação! Foi nesse momento que pude perceber que tão pouco que se faz por seus alunos, quando bem explicado e orientado, faz eles entenderem que o professor é importante e nós passamos a ser admirados pelos mesmos. Esse dia fez meu estágio inteiro valer a pena, com certeza!

Um comentário: